As propriedades e benefícios do Melado para a saúde

Produzido através da cana de açúcar, o melado é rico em nutrientes como o ferro, que além de ajudar no aumento da ferritina, é ideal para mulheres grávidas, anêmicas e que perdem muito sangue na menstruação.
Além de cálcio e magnésio que previnem a osteoporose, doenças ósseas e crises de enxaqueca, também conta com potássio, cobre, selênio e manganês, protegendo o sistema digestivo, cardiovascular e o sistema nervoso; é antioxidante, excelente contra células cancerígenas e ainda contribui no equilíbrio do bom colesterol!
Graças ao seu conteúdo de hidratos de carbono, o melado também pode ser benéfico para as pessoas que realizam trabalhos excessivamente físicos ou mentais, sendo especialmente indicado para o consumo de esportistas.
Quer mais? Ele é um pouquinho menos calórico que o mel de abelha, no entanto, mesmo podendo ser consumido todos os dias, é bom ter moderação para não engordar.
Mas não se preocupe, ele naturalmente adoça muito em quantidades pequenas, além de ter praticamente a metade das calorias que o açúcar que normalmente compramos no mercado. É uma boa opção na hora de tirar o açúcar do nosso cardápio e cuidar mais da saúde.
Fique atenta: melado e melaço não são a mesma coisa. Este também é um subproduto da  cana-de-açúcar, mas tem qualidade inferior, é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto. É normalmente utilizado como alimento do gado ou na produção do álcool. Algo muito comum e que gera confusão é encontrar melado levando o nome de melaço. O mais importante é ler o rótulo e ficar atento se a marca escolhida é de confiança.